segunda-feira, 30 de abril de 2012

Caixa de Jogos - CORRIDA DE CENTOPEIAS


Material necessário: 

  • 6 cores de tampinha (numero de tampinhas igual ao numero de jogadores, indicado para 6 jogadores);
  • Bolinhas de desodorante roll-on (uma para cada jogador);
  • 3 Rolhas divididas ao meio;
  • Um dado de cores (as cores devem ser as mesmas das tampinhas escolhidas)

Dicas: 

  • O dado pode ser construído utilizando um dado comum com pequenos pedaços de contact nas faces, ou colorido com canetinha permanente;
  • Utilizar tampinhas sem estampa ou colar contact para apagar a propaganda da bebida;
  • Todos os materiais podem ser substituídos por outros similares, que consigam cumprir a mesma função de forma satisfatória.

Regras: 

  • Cada participante monta sua centopeia utilizando 6 tampinhas, uma de cada cor, e uma bolinha;
  • Cada participante escolhe uma sequencia para as cores e posiciona a sua centopeia na linha de largada. A bolinha é colocada na primeira tampinha e representa a cabeça da centopeia;
  • È delimitado um percurso com linha de largada e linha de chegada, a aproximadamente uns 1 metro e meio de distância uma da outra, em uma superfície plana.
  • Os participantes tiram na sorte quem começa e a ordem de sequencia dos outros participantes;
  • O participante joga o dado de cores (Foto 1). A cor que sair representa que todas as tampinhas anteriores a tampinha da cor resultado do dado, incluindo esta, vão se mover sem alterar a sequência para a parte da frente da centopeia (Foto 2). Em seguida a cabeça da centopeia é transferida para a primeira tampinha, que será a da cor resultado do dado (Foto 3). 

 Foto 1 - Jogando o dado.
 Foto 2 - Andando com a centopeia.
 Foto 3 - Deslocando a cabeça, movimento concluído.
  • Se o resultado do dado for a cor da tampinha onde estiver localizada a cabeça da centopeia (Foto 4), ela não se movimenta mas coloca uma barreira a frente de uma outra centopeia participante a sua escolha (Foto 5) ou remove uma barreira que estava localizada à sua frente.


 Foto 4 - Sai no dado a mesma cor da tampinha onde esta a cabeça.
 Foto 5 - A centopeia não anda, mas coloca uma barreira à frete de outra centopeia.

  • Quando uma centopeia apresenta uma barreira à frente, ela deve jogar o dado(Foto 6) e ao mover-se, como apresentado anteriormente, deve contornar a barreira para continuar o percurso (Foto 7). continuando a partir dessa nova posição (Foto 8).

 Foto 6 - O próximo participante joga o dado.
Foto 7 - A centopeia deve contornar a barreira para continuar o trajeto
Foto 8 - Continuando o percurso após desviar de uma barreira.

Um comentário: