terça-feira, 1 de maio de 2012

Formação do Educador Lúdico


Em janeiro de 2012 participei do Curso de Formação de Educadores Lúdicos, realizado pelo Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos da Faculdade de Educação da USP (LABRIMP), coordenado pela Profa. Dra. Tizuko Morchida Kishimoto.

Justificativa:

O curso de difusão “A formação do educador lúdico” tem por objetivo oferecer formação do educador lúdico para que adquira a atitude lúdica e ofereça espaços para a comunidade infantil e adulta. O Projeto pretende oferecer aos interessados, a oportunidade de formação, por meio da reflexão e participação em atividades teórico-práticas e levar os participantes a investigar, em seus contextos, e em suas práticas cotidianas, os significados de jogos, brinquedos e brincadeiras à luz das concepções ofertadas no curso. Nesse processo, tomam consciência do lúdico, adquirem saberes e desenvolvem a atitude lúdica necessária ao desempenho da função lúdica. A formação do sujeito brincante é fundamental para que se possam ampliar na comunidade, espaços para crianças e adultos, para partilhar de jogos e brinquedos e assim vivenciar situações lúdicas. Na sociedade atual, em que os valores capitalistas predominam e que se buscam os ideais objetivos do mundo racionalista, há necessidade urgente da experiência da fruição pelo lúdico, do envolvimento e partilha de situações prazerosas para que se possa viver o homem por inteiro. O curso será coordenado pela Profa. Dra. Tizuko Morchida Kishimoto do Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos da Faculdade de Educação da USP (LABRIMP) que tem como objetivos as ações de formação, pesquisa e intervenção. O curso terá carga horária de 30 horas e qualificará o brincante a desenvolver atividades lúdicas em brinquedotecas, centros comunitários, associações de bairro, ONGs e espaços organizados, por meio de jogos, brincadeiras, artes, música, teatro, construção de brinquedos e outros

Objetivos:
  • Preparar profissionais para valorizar e divulgar a cultura lúdica;
  • Orientar profissionais da área sobre a importância social, cultural, cognitiva da organização dos objetos lúdicos, discutindo diferentes modos de organização dos espaços interno e externo;
  • Selecionar, caracterizar e organizar objetos lúdicos no contexto de ações de formação desenvolvidos pela atividade lúdica;
  • Apresentar sistemas de classificação ESAR, ICCP e COL;
  • Organizar oficinas diversas (brincadeiras tradicionais, artes, etc., afro, corpo, música, oficina de construção de espaços lúdicos;
  • Implementar e manter espaços lúdicos;
  • Qualificar ludo-educadores para o exercício de suas atividades em brinquedotecas, associações comunitárias, parques, clubes, praças e etc.;
  • Contribuir para a formação de uma consciência lúdica, atitude lúdica;
  • Valorizar o lazer e a atividade lúdica na vida cotidiana;
  • Produzir materiais lúdicos;
  • Atualizar e manter o acervo referencial;
  • Integrar ações visando divulgação das ações decorrentes do projeto, dando continuidade à extensão;
  • Discutir a relação desenvolvimento, crescimento, aprendizagem nas teorias psicológicas e pedagógicas e o lúdico;
  • Caracterizar historicamente a criação e industrialização dos objetos lúdicos para a infância.


Fonte: A formação do educador lúdico - Proposta das Atividades de Formação Profissional Educação Continuada e Curso de Difusão, Faculdade de Educação / USP

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