segunda-feira, 24 de setembro de 2012

DIÁRIO DE ATIVIDADES - CRAS Nova Conquista - SBO (16° Encontro)


16° Encontro - 21 de setembro de 2012

A temática principal da atividade do dia foi o desenho sobre o papel em grande escala, sendo para os pequenos a reprodução do próprio corpo e para os maiores a criação de monstros repartidos em três partes (cabeça, tronco e pernas) que podem ser alternadas com outros desenhos ou com o próprio corpo da criança.
Objetivos: Estimular a criatividade e o desenho livre (dentro da temática apresentada).

Manhã
Misto 6 a 9 (40 min) -  Foi realizada o desenho sobre o papel em grande escala, com o tema: reprodução do próprio corpo. 
Reprodução do próprio corpo
     
Obs. A atividade correu bem, com desenhos bem criativos. As crianças tiveram dificuldade de realização do desenho do contorno do corpo do colega e acabei auxiliando nessa etapa. 
Como a atividade não foi a primeira do dia, eles viram os monstros dos maiores e também quiseram fazer, pedindo a realização da atividade de desenho do monstro em outro encontro.

Misto 10 a 11 (40 min) - Foi realizada o desenho sobre o papel em grande escala, com o tema: monstros repartidos.
 Dinâmicas de grupo: Virando do avesso, Nó humano e Cachorro sem dono

 Monstros repartidos



Obs. A atividade correu bem. Algumas meninas tiveram dificuldade para iniciar o desenho e tive que ajudar dando uma estrutura inicial a alguns monstros.
A proposta inicial seria de recortar os monstros para montar outros monstros utilizando partes dos diversos monstros desenhados, mas a pedido das crianças os desenhos não foram recortados.

Misto 12 a 15 (40 min) - Foram realizadas as dinâmicas de grupo "Virando do avesso" e " Nó humano" e a atividade de desenho sobre papel em grande escala, com o tema: monstros repartidos.

  Dinâmicas de grupo: Virando do avesso e Nó humano
Monstros repartidos


Obs. A atividade correu bem. O grupo gosta muito da dinâmica do nó humano e deve ser utilizada novamente.
Na atividade de desenho, o grupo deu bom retorno, apenas duas meninas apresentaram maior resistência, e acabaram participando juntas do mesmo desenho...

Tarde
Monitores (1 hora) - Com os monitores foram relembrados alguns jogos já apresentados para as crianças, com o objetivo de fortalecer nos monitores as regras dos jogos para que estes possam utilizá-los em atividades em outros momentos fora da atividade ministrada por mim.
Foram relembrados os jogos: "Feche a caixa", "Use e abuse das 4 operações".
Também foi apresentado o jogo "Ursinhos malandros".

Misto 6 a 9 (1 h) - Foi realizada o desenho sobre o papel em grande escala, com o tema: monstros repartidos.
  Monstros repartidos

Obs. As crianças gostaram muito da atividade e apresentaram bons resultados. Algumas delas quiseram utilizar reguas e repetir o desenho feito por mim no quadro (para demonstração), essas crianças tiveram maior dificuldade de continuidade do desenho e menor permanência na atividade proposta.

Misto 10 a 15 (1 h) - Foi realizada o desenho sobre o papel em grande escala, com o tema: monstros repartidos e foi apresentado o jogo "Ursinhos malandros".
Monstros repartidos
 Ursinhos malandros

Obs. Esse foi o único grupo que apresentou maiores problemas. 
O grupo dois mais velhos foi unido ao grupo de idade intermediária, o que causou alguns problemas pois os dois meninos mais velhos apresentaram sinais de bulling em relação a um menino menor, dificultando as dinâmicas e atrapalhando a atividade. Esses mesmo meninos, tiveram dificuldade de concentração na dinâmica proposta, apresentando sinais de confronto de autoridade com relação a mim e ao monitor do grupo.
Somente foi possível a continuidade da atividade, com a apresentação do jogo "ursinhos malandros" após a retirada desses meninos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário