terça-feira, 16 de outubro de 2012

DIÁRIO DE ATIVIDADES - CRAS Nova Conquista - SBO (17° Encontro)


17° Encontro - 05 de outubro de 2012
 A temática principal da atividade a apresentação do conjunto completo de jogos construídos deste o início do projeto, e que fazem parte do acervo de jogos do CRAS. Nesse dia foi inserido um jogo novo "Ursos Malandros". Foi perguntado às crianças que jogos elas conheciam e quais elas gostaria de conhecer e jogar.
Objetivos: Estimular a utilização dos jogos fora dos horários da atividade e relembrar o conjuntos de jogos já apresentados.

Manhã
Misto 6 a 9 (40 min) -  Foi realizada a roda cantada "Pepino Magrelo" e apresentado o jogo "Ursos Malandros"
 Roda cantada "Pepino Magrelo"

 
 Jogo "Ursos Malandros"
   
Obs. A atividade correu bem. As criaças pediram a roda cantada do "Pepino Magrelo" e tiveram grande interesse pelo jogo "Ursos Malandros", que foi escolhido dentre o conjunto de jogos apresentados.

Misto 10 a 11 (40 min) - Foi realizada a roda cantada "Tum, Tum, Tum" e apresentado o jogo "Ursos Malandros".

Roda Cantada "Tum, Tum, Tum"

 Jogo "Ursos Malandros"
   
Obs. A atividade correu bem. o grupo apresentou certa homogeneidade com relação a conhecer os jogos, e foi unânime a escolha do jogo "Ursos malandros" que chamou bastante a atenção do grupo devido principalmente pelo tabuleiro de disco vinil.
O grupo gostou do jogo e pediu para que fosse feito por cada integrante do grupo para que eles possam levar para casa.

Misto 12 a 15 (40 min) - Foram realizadas as dinâmicas de grupo "Virando do avesso" e " Nó humano" e a atividade de desenho sobre papel em grande escala, com o tema: monstros repartidos.
Grupos divididos por interesses
            "DCE"                                     "Quadrado invocado"
  "Ursos Malandros"                           "Cabo de Guerra"

Obs. A atividade correu bem. logo após serem apresentados o conjuntos de jogos, o grupo se dividiu, escolhendo diferentes jogos. O grupo ainda não conhecia os jogos "Cabo de Guerra" e "Ursos Malandros" e tiveram grande interesse.

Tarde
Monitores (1 hora) - A maior parte dos monitores não compareceu a atividade, tendo apenas dois participantes. A pedido de um participante, foi relembrado o jogo Kallah.


2 comentários:

  1. Renato, sou coordenadora pedagógica de uma colégio da rede privada de São Paulo e estamos desenvolvendo um projeto intitulado "Criar e Jogar", no qual os alunos são orientados a transformar os conteúdos escolares teóricos em jogos concretos. Fiquei encantada com suas postagens e gostaria muito de poder conhecer mais sobre seus jogos e como montá-los. Célia Regina Mussato da Cunha Bueno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Célia,
      Que bom que gostou do trabalho que venho desenvolvendo!
      Podemos pensar em realizar uma formação ai em São Paulo ou voce pode trazer seu grupo aqui em Campinas na Ecobrinquedoteca do Parque (http://ecobrinquedoteca.blogspot.com.br/) para realizar uma vivência.
      Meu contato é renatombarboza@gmail.com
      Abraço,

      Excluir