domingo, 22 de julho de 2012

DIÁRIO DE ATIVIDADES - CRAS Nova Conquista - SBO (12° Encontro)

12° Encontro - 20 de julho de 2012

Manhã

Misto 6 a 8 (1 hora) - Foi apresentado o jogo "Kallah" e relembrado o jogo "Pega Rato".

Misto 9 a 12 (1 hora) - Foi apresentado o jogo "Kallah" e relembrado o jogo "Pega Rato".

Tarde

Monitores (1 hora) - Foi apresentado o desafio "Quadrado Invocado" e o jogo "Kallah".

Misto 6 a 8 (1 hora) - Foi apresentado o jogo "Kallah" e relembrado o jogo "Pega Rato".

Misto 8 a 12 (1 hora) - Foi apresentado o jogo "Kallah" e relembrado o jogo "Pega Rato".

Jogo "Kallah"
  
    
   
 Jogo "Pega Rato"
  

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Caixa de Jogos - PEGA RATO!

A aventura começa com o gato preparado para atacar um bando de ratinhos que esta deliciando-se com um belo queijo. Mas cuidado, o dado e que vai dizer o momento certo para que o ataque aconteça.

Participantes: 4 a 6
Componentes: 50 fichas queijo, um tampão (gato), um tabuleiro queijo, 6 ratos e dois dados

Preparativos: Cada jogador recebe de 8 a 10 pedaços de queijo, coloca seu ratinho sobre o circulo e o seguram pela ponta do rabinho.
Início do jogo: O gato joga 2 dados e se a soma sair 7 ou 11 ele ataca. O rato que for pego deve pagar ao gato 1 pedaço de queijo. Por sua vez o gato pagará 1 queijo a cada rato que escapar. Se a soma não for 7 ou 11 o gato pode fingir que vai atacar, e os ratos que caírem no truque pagam 1 queijo ao gato. Os ratos também podem tentar enganar o gato e outros ratos. Se o gato atacar quando não deve ele vai pagar 1 queijo para cada rato que não saiu do tabuleiro. Mas se o gato errar e o rato fugiu de susto, houve empate e ninguém pega queijo. A cada três jogadas de dados, troca o gato, que deve entregá-lo ao jogador à sua esquerda, trocando pelo rato deste.
Fim de jogo: O jogo termina quando acabarem os pedaços de queijo de um jogador, ganha quem tiver mais pedaços de queijo.

Variação: Pode também ser utilizado apenas um dado (tendo como referência os números 3 ou 6), um dado de cor (primária e secundárias) ou apenas a fala, em voz alta, da contagem 1, 2, 3! (ideal para jogar com crianças pequenas)

Outros exemplos:
Materiais: Galão de 20 litros, rolhas de espumante, carpete, barbante, placa eucatex, tampa metálica de requeijão, vinil auto-adesivo colorido e papel cartão de divulgação (dados).

Materiais: Pote plástico, pregadores de roupa, barbante, papel e dados industrializados.



Materiais: galão de 5 litros.

Jogo industrializado:
Jogo PEGA O RATO! e Pega Hamtaro, ambos da Estrela

domingo, 1 de julho de 2012

DIÁRIO DE ATIVIDADES - CRAS Nova Conquista - SBO (11° Encontro)

11° Encontro - 29 de junho de 2012

Manhã

Meninas 6 a 8 (40 min) - Foi realizada a brincadeira "cachorro sem dono" e construída a "Aranha Saltadora" em copinho de iogurte.

Meninas 9 a 12 (40 min) - Foi realizada a dinâmica da "Melancia gorda" e construída a "Aranha Saltadora" em copinho de iogurte.

Meninos 6 a 12 (40 min) - Foi realizada a dinâmica da "Melancia gorda" e construída a "Aranha Saltadora" em copinho de iogurte.
Tarde

Monitores (1 hora) - Foi apresentado os jogos "Mãos" e "Uno" e demonstrado a construção do pote de garrafa PET.

Misto 6 a 8 (1 hora) - Foi realizada a brincadeira "Vivo, morto, pipoca, panela de pressão, caixão", construída a "Aranha Saltadora" em copinho de iogurte e apresentado o "Desenho com palha de aço".

Misto 8 a 12 (1 hora) - Foram realizadas as rodas cantadas "Melancia gorda" e o jogo cooperativo "Nó humano". também foi apresentado o "Desenho com palha de aço".

 Brincando de "Cachorro sem dono"
 Brincando de "Vivo, morto, pipoca, panela de pressão, caixão"
 Roda cantada da "Melancia Gorda"
Construindo a "Aranha Saltadora"
      
      
 Jogando com os monitores "mãos" e "Uno", 
momento de descontração...  
"Desenhando com Palha de aço"
    
  
Nesse dia tivemos a participação de duas integrantes do Projeto Pró Jovem.