domingo, 2 de junho de 2013

DIÁRIO DE ATIVIDADES - CRAS Nova Conquista - SBO (27° Encontro - Chapéu de Jornal)

27° Encontro - 28 de maio de 2013

A temática principal da atividade foi a história do "Coelho de orelhas azuis" e a construção do "Chapéu de Jornal"

Objetivos: A contação de histórias do coelho de orelhas azuis que se sentia envergonhado e rejeitado por causa das suas orelhas azuis.
Ele tentava esconde-las com diferentes tipos de chapéus para se adequar aos grupos com que teve contato, mas toda vez alguma coisa acontecia e ele perdia o chapéu, revelando assim suas orelhas, ele se sentia encabulado com a reação dos outros e fugia desconcertado e triste.
Depois de muito fugir, o coelho ao olhar para a superfície de um lago pode se olhar profunda e verdadeiramente e assim encontrar a si mesmo. Assim ele descobriu que o problema não era a orelha azul, mas sim o fato de ele sentir vergonha dela.
Desde então o coelho de orelhas azuis passou a ter orgulho de si mesmo e percebeu que era um coelho especial, passando a ser mais confiante. Entendeu que cada um tem suas próprias características e jeito de ser e que todos merecem respeito.
Após a história, foi feita uma roda de conversas para falamos sobre nossas diferenças e algumas crianças contaram situações em que se sentiram envergonhadas ou descriminadas em algum lugar por causa de suas características. Elas falaram como se sentiram e como reagiram nessas situações.
Depois desse bate papo aproveitamos para fazer diferentes tipos de chapéus de jornal, como os que foram usados na história.

A história do "Coelho de orelhas azuis" 



Construindo e decorando os chapéus!






  Os resultados!!!






Até a Psicóloga e a coordenadora da brinquedoteca entraram na brincadeira.

Avaliação: A contação de história foi muito positiva, e as crianças, um pouco envergonhadas no início, acabaram se abrindo sobre suas situações similares a da história. A construção dos chapéus foi encantador para as crianças que encontraram resultados bons e criativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário