domingo, 23 de março de 2014

Sucata Eletrônica e Jogos de Tabuleiro - Sesc Campinas

SUCATA ELETRÔNICA E JOGOS DE TABULEIRO
22 e 23 de março de 2014
SESC Campinas

CHAMA MOUSE

Componentes: Tabuleiro labirinto, mouse e dado.
Como jogar:
Cada participante escolhe seu lado do labirinto, definido por uma cor, e deve chamar o mouse, que será colocado na casa central, induzindo este a sair do labirinto pelo seu lado. Como chamar o mouse? Cada participante deve jogar o dado e andar com o mouse o número de casas correspondentes ao resultado do dado em direção a sua saída do labirinto. Ganha quem conseguir sair com o mouse pela sua saída, parando no lado de fora com o número exato. Caso o número tirado no dado seja maior que o número de casas faltantes, o mouse deve quicar do lado de fora e entrar o número de casas restantes.


CORRIDA DE CABOS

Componentes: Tabuleiro, 6 peças de diferentes cores e dado de cores
Como jogar:
Cada participante deve escolher um cabo para torcer. 
A corrida acontecerá de forma cooperativa, onde cada participante deve jogar o dado, em sequência, e andar com o cabo cuja cor corresponde ao resultado do dado, independente de sua cor escolhida. 
A corrida acaba quando todos os cabos tiverem cruzado a linha de chegada.

DESAFIO CORES

Componentes: 7 discos contendo seis diferentes imagens ou cores.
Como jogar:
O desafiante deve conseguir organizar os 7 discos em forma de flor (seis discos em volta de um disco central) de maneira que em todos os encontros de discos, as imagens ou cores localizadas no encontro, sejam correspondentes. 


BINGO DE LETRAS

Componentes: 24 teclas contendo as letras do alfabeto (com exceção do Y e W), 50 peças para marcação, 24 cartas contendo, cada uma, 3 palavras diferentes começadas com a mesma letra (as três palavras são referentes aos três grupos apresentado na planilha abaixo.


FRUTAS & VEGETAIS ANIMAIS & INSETOS BRINCADEIRAS & JOGOS
A acerola aranha amarelinha
B banana borboleta bambolê
C carambola cachorro corda
D damasco dragão dominó
E ervilha elefante elástico
F figo formiga forca
G goiaba girafa gangorra
H hortelã hamster hora do rush
I ingá iguana ioiô
J jabuticaba jabuti joão bobo
K kiwi kouprey kart
L laranja lontra liga pontos
M mamão macaco mágica
N nêspera naja nim
O opúncia ovelha ovo choco
P pitanga panda peteca
Q quiabo quero - quero queimada
R romã raposa resta um
S seriguela serpente salada mista
T tangerina tigre trinca
U uvaia urso uni-duni-tê
V vagem veado varetas
X xixá xexéu xadrez
Z não existe zebra zarabatana

Como jogar:
Juntos, os participantes deverão escolher um dos três temas propostos para utilizar na rodada (frutas & vegetais, animais & insetos ou brincadeiras & jogos). Cada participante deve compra uma carta, a palavra que vale é a referente ao tema definido anteriormente.
Cada participante deve pegar um número de marcadores referentes ao número de letras da sua palavra.
Cada participante deve, sequencialmente, tirar uma a uma as letras, lendo-as em voz alta. Ganha quem completar todas as letras de sua palavra primeiro. O jogo continua até que todos tenham completado suas palavras.

PEGA HACKERS

Componentes: um Anti-virus, 5 Hackers, 60 bits e dado(s)
Como Jogar:
Os Hackers querem roubar bits (informações secretas) do computador central de uma grande empresa. Mas a empresa tem uma central onde um Anti-virus está em ação prontinho para impedir que essas informações sejam roubadas.
Conseguirão os hackers enganar o Anti-virus e fazê-lo atacar quando não deve? E quando o Anti-virus atacar, os hackers escaparão a tempo?
Cada jogador pega 10 bits e joga o dado. Quem tirar o ponto mais alto é o primeiro Anti-virus e vai começar o jogo.
Os outros jogadores são os Hackers. Cada um coloca seu hacker sobre o computador central (tabuleiro circular) e segura pela ponta do cabo de conexão.
O Anti-virus joga os dados de forma que os outros jogadores possam ver os dados claramente.
Muita atenção porque o resultado do(s) dado(s) vai definir se o Anti-virus percebeu a presença dos Hackers e vai atacar, vai ser a maior confusão!
Se o dado indicar o ataque, o Anti-virus ataca e os Hackers tentam fugir do computador central puxando o cabo de conexão o mais rápido que puderem. Se o Hacker não conseguir fugir e for capturado deve pagar um bit ao Anti-virus. Por sua vez, o Anti-virus entregará um bit a cada hacker que tenha conseguido escapar!
O Anti-virus percebe a presença de Hacker quando o dado utilizado der o resultado previamente combinado, que deve ser proporcional ao nível de dificuldade proposto pelo grupo. Alguns exemplos são: 
  • Dado Anti-virus 
  • Dado de cores 
  • Dado(s) de número(s) 
Quando ao jogar os dados, o Anti-virus não identificar a presença dos Hacker, este pode tentar enganar os Hackers fingindo que vai atacar. Aí, os Hackers que caírem no truque e fugirem devem pagar ao Anti-virus um bit!
Considera-se que um Hacker fugiu somente se seu plug inteiro tiver saído do computador central.
Se o Anti-virus atacar sem que tenha resultado no dado a presença de Hackers, deve pagar um bit a cada hacker que não tenha saído do computador central!
O Anti-virus deve ser trocado a cada três lances de dados, passando por todos os participantes. 


PIÃO SCROLL

3 comentários:

  1. Parabéns Renato!!! Sempre Reutilizando, Inventando e Inovando!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, quantas casas tem o jogo do "chama mouse"? Devo utilizar apenas um mouse? Se eu escolho o lado verde e meu colega o lado amarelo. Ele joga o dado e anda duas casas amarelas, eu jogo o dado e tiro quatro, tenho que contar as casas amarelas para voltar? Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, Esse jogo é muito simples. o MOUSE está no centro de um labirinto e cada jogador deve tentar tirá-lo de dentro jogando o dado. O MOUSE é apenas um, são sete casas para cada lado, com uma casa central de cor neutra, e sempre que o jogador joga o dado, deve andar com o MOUSE, na sua direção, o numero de casa resultante no dado independente da cor da casa em que está o MOUSE.
      Esse jogo é estruturalmente igual ao "cabo de guerra" de tabuleiro, as regras estão em http://renatombarboza.blogspot.com.br/2015/07/caixa-de-jogos-cabo-de-guerra-chama-rato.html, talvez lá você consiga tirar suas duvidas caso ainda haja alguma.

      Excluir