sábado, 2 de agosto de 2014

1° encontro - Brincando com os Bebês – Dialogando e Construindo com Pais

Material utilizado na apresentação do projeto "Brincando com os Bebês – Dialogando e Construindo com Pais", realizado no dia 02 de agosto de 2014 no SESC Campinas


BRINQUEDOS
Bola Tubo

Abayomi

Baú de Anéis

Cobra PET

Cubos PET (grande)

Estrutura Broto

Tapete Lúdico

REFERÊNCIAS PARA REFLEXÃO

“Por que é tão importante que o pai, a mãe, os tios e os avós dêem de presente bons brinquedos? Porque os brinquedos habituais, perfeitos, inventados para as crianças, não deixam espaço para a imaginação infantil. […] As requintadas possibilidades de movimento e os efeitos luminosos dos brinquedos técnicos fazem da criança uma mera espectadora, em vez de colocá-la em atividade. Na brincadeira, trata-se de dar à criança a possibilidade de desenvolver sadiamente seu corpo pela atividade própria e pela fantasia livre e criativa”

“Na verdade, o brinquedo adequado é todo objeto que desperta uma atividade intensa na criança, representando tão pouco por si mesmo que ela possa equipá-lo com sua imaginação e determiná-lo sempre de outra maneira.”



Extraído de M. Glöckler e W. Goebel, Consultório Pediátrico – um conselheiro médico-pedagógico, trad. Sonia Setzer, São Paulo: Editora Antroposófica,.
Fonte: http://www.antroposofy.com.br/wordpress/brinquedos-condizentes-com-a-idade-2/#sthash.pxO3W72j.MPYpdovm.dpuf

O Cesto de Tesouros
Video: El cesto de los Tesoros Tere Majem Pepa Odena - Youtube


Nenhum comentário:

Postar um comentário